Volto a ocupar esse espaço no rádio, dando início as nossas manifestações em mais uma campanha eleitoral em nosso município. Ao longo dos pronunciamentos nas nossas emissoras de rádio, pretendo utilizar este espaço de forma séria e responsável, usando dessa ferramenta importante para a consolidação do processo democrático de nosso município, do nosso estado, e do nosso país, como um fórum de debates de ideias, de apresentação de projetos e planos de governo que possam contemplar o conjunto da sociedade jaguariense, que merece todo nosso carinho e respeito.
A você amigo e amiga de Jaguari que nos escuta nesse momento na cidade e no interior, quero dizer com toda a minha sinceridade, que ao se aproximar do término de nossa primeira administração, meu desejo maior, depois de ter cumprido com meu mandato de prefeito, era de recolher-me ao convívio de minha família, e conduzir minha vida profissional em minha empresa, junto aos meus colaboradores. Todavia, não pude deixar de ouvir o clamor de tantos jaguarienses, que nos pediram que continuássemos a coordenar o projeto de crescimento de nossa cidade, essa trajetória que conduz nossa querida Jaguari para um rumo certo, com um novo modelo de gestão pública, e de uma administração transparente, com seriedade e responsabilidade.
Ouvi as vozes do campo, onde quilômetros e quilômetros de estradas foram recuperados, lavouras e bebedouros foram limpos, açudes foram construídos, e solos receberam calcários em programas que implantamos para apoiar o produtor rural. Ouvi as vozes da cidade, das ruas e das praças iluminadas com o novo modelo de iluminação pública; dos moradores de unidades habitacionais que há tanto esperavam por moradias e, agora estão com suas casas construídas.
Na reflexão que fiz para tomar a decisão de concorrer ou não a reeleição para o cargo de prefeito de Jaguari, não pude deixar de escutar o clamor dos jaguarienses que nas tardes de verão, voltaram a ocupar o nosso balneário Fernando Schilling, agora totalmente remodelado. Ouvi também as vozes, dos jovens que já freqüentam o campus do Instituto Federal Farroupilha em Jaguari e de outros tantos que a partir de 2013 terão a oportunidade de receber um ensino público, gratuito e de qualidade.
Chegou a mim também, o anseio dos desportistas da cidade e do interior, que participaram das competições esportivas de futsal e bocha, e que voltaram a vibrar com o futebol no nosso estádio dos Eucaliptos.
O clamor dos jaguarienses que hoje são atendidos no nosso Hospital durante os Plantões Médicos, sem precisar correr atrás do profissional e pagar por essa consulta, penetrou fundo em meu coração, e me fez pensar, não no que Jaguari poderia fazer por mim, mas no que eu ainda tinha capacidade de fazer por minha terra.
Portanto, a decisão de concorrer a prefeito novamente, não é, e nunca será um projeto pessoal meu. Essa decisão parte do anseio de milhares de jaguarienses que não querem ver seu município voltar para traz, retroceder. Querem continuar nesse rumo certo, onde são transportados para exames e consultas oftalmológicas em Faxinal do Soturno, sem precisar pagar transporte. Onde realizam os exames de mamografia aqui na sua própria cidade. Nossa comunidade quer e precisa continuar trilhando esse caminho na busca de seu desenvolvimento. Quer que novas ruas sejam pavimentadas com qualidade, que mais equipamentos e veículos sejam adquiridos para a comunidade escolar, e tantas outras ações.
Sei que muito ainda teremos que fazer por nossa comunidade.
Ser prefeito de uma cidade como Jaguari é uma responsabilidade enorme. Hoje bem mais preparado, tenho plena consciência do que isso significa. Sei que ao assumirmos os destinos do município por mais quatros, com o apoio da maioria dos jaguariense, caberá a nós, a nossa equipe, e ao conjunto da sociedade que administrará conosco essa cidade, corrigir o que deve ser corrigido e avançar com maior determinação no que está dando certo, buscando assim, consolidar as grandes conquistas da população. Os obstáculos são imensos, porém maior ainda é minha disposição de vencê-los.
No decorrer dos anos de nossa primeira administração, foi inevitável que se modificasse o modelo de gestão pública, deixando no passado o assistencialismo, o clientelismo, a discórdia, para implantarmos uma administração de dialogo com todos e de políticas publicas que atendessem os anseios de nossa comunidade. As relações com a comunidade, com as entidades e instituições, tiveram que ser modificadas, fundamentadas no respeito, na parceria e no interesse publico com a ruptura de um sistema arcaico de administração que causou desgaste e sucateamento da estrutura publica.
Recordo-me muito bem, que há quatro anos atrás, estive aqui ocupando este mesmo microfone, esse mesmo espaço, para falar com você cidadão de Jaguari, da cidade e do interior. Na época pedia-lhes um voto de confiança, e para que acreditassem que o sonho que tínhamos de transformar jaguari numa cidade melhor para se viver, iria se cumprir.
Pois bem amigo e amiga de Jaguari, passados esses quatros anos, posso hoje me orgulhar de ter administrado nosso município exercitando os valores éticos, praticando a transparência de nossas ações, enfim, administrando Jaguari com responsabilidade. Como prometemos há quatro anos atrás, colocamos o interesse público, ou seja, o seu interesse amigo e amiga de Jaguari, acima de todos os outros interesses. Com toda a convicção, com o apoio de toda a comunidade, implantamos um novo modelo de gestão pública, e fomos exemplo de administração ao darmos equilíbrio às nossas finanças, valorização ao nosso servidor municipal, e respeito a nossa comunidade.
Aliás, quando dizíamos, na época, que queríamos um município com servidores públicos e o magistério valorizado e respeitado, não estávamos apenas fazendo uma simples promessa de campanha. Estávamos sim, manifestando um compromisso a ser cumprido por uma administração democrática e com o firme propósito de servir a comunidade. Assim o fizemos, sentando à mesa com o magistério para discutir e tratar de seus direitos e avanços, o que resultou num ganho considerável para a categoria. Também nos reunimos constantemente com os demais servidores municipais, e lado a lado, tratando-os como iguais que somos, e sabedores de sua importância como agentes públicos. Avançamos na análise do seu achatamento salarial, e conseguimos recuperar suas perdas que há muito corroíam seu salário.
Meus amigos, o caminho da política exige de nós paciência, concessões mútuas, compreensão do outro. Exige que sejamos capazes de levar ao extremo a prática da escuta, pois só assim, é possível sintonizar e harmonizar os interesses de nossa comunidade. Mas exige também o alinhamento de esforços e idéias, e isso só se consegue com o exercício do entendimento.
Orgulho-me de ser um cidadão democrático e de exercitar a democracia. Desta forma, não peço a ninguém que abandone suas convicções. Peço apenas para que olhemos mais para aquilo que nos une, e não para o que nos separa. Olhem para a nossa cidade. Há de se chegar a conclusão de que deveremos estar a altura do que ela necessita e de que o nosso povo tanto deseja. Somente assim, poderemos estar todos unidos, a serviço desse município que tanto amamos. Eu, de minha parte, quero continuar a administrar para todos, sem olhar para cor, credo, opção ideológica ou partidária. Assim como fiz nesses quatros anos, quando em inúmeras vezes chamei ao meu gabinete os vereadores de todas as bancadas, para discutirmos projetos de interesse de nossa coletividade. Ou até mesmo, quando viajei a Brasília e não tive nenhum constrangimento para bater na porta de deputados e senadores de todos os partidos, na busca de recursos para nosso municipio.
Um bom administrador público tem que pensar primeiro em sua comunidade, e não em suas vaidades e desejos individuais.
A Boa política, do bem comum, se faz com entendimento e com boas relações com todos os segmentos da nossa sociedade, somente assim é que a população irá se empoderar das ações do Poder Público, e poderemos avançar no caminho do desenvolvimento.
Desta forma, meus amigos e amigas de Jaguari, quero dizer que mais do que nunca sou um homem de uma só causa. E minha causa se chama Jaguari.
Por isso, mais uma vez, conto com o teu apoio e o teu voto, para que juntos estejamos administrando esse município por mais quatros anos.
Jaguari não pode parar. Se na nossa primeira administração nos preocupamos em dar equilíbrios as finanças públicas, modernizar a frota de veículos e o Parque de Máquinas, e reorganizar a estrutura da prefeitura. Nosso próximo mandato, com o apoio e a participação de todos, será o de desenvolver qualidade de vida para nossa população.
Muito obrigado a todos.